
Música e literatura no lançamento do 2º Prêmio Candango de Literatura
Sala Martins Pena recebe show em tributo a Clodo Ferreira e celebra a abertura das inscrições de concurso literário internacional
A cultura movimentará o coração de Brasília em 9 de maio. A Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, completamente restaurada, será cenário do lançamento do Prêmio Candango de Literatura 2025, voltado para o mundo lusófono. E o primeiro capítulo deste evento se inicia com uma nota carregada de emoção musical. Com a presença de autoridades e personalidades do mundo literário, a noite terá como destaque o show inédito “Clodo Ferreira – Existência”, uma homenagem ao cantor, compositor, escritor, fotógrafo e professor Clodo Ferreira (1951-2024), figura de forte ligação com o universo literário.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, destacou que o Prêmio Candango de Literatura é uma celebração da nossa identidade cultural, promovendo a leitura como instrumento de transformação e fortalecendo os laços com os países lusófonos. “Para coroar essa edição, o show em homenagem a Clodo Ferreira reconhece a trajetória de um artista multifacetado – cuja obra é um patrimônio vivo da cultura brasileira”.
O espetáculo, apresentado por João Ferreira e Pedro Ferreira, filhos de Clodo, é pura sensibilidade, e aposta no formato intimista com vozes, violão e percussão, resgatando canções de Constelação de Palavras (2024), último álbum do artista, além de sucessos como Cebola Cortada e Mentira da Saudade. Mais do que uma apresentação musical, o show é um tributo ao talento do artista, cuja trajetória dialoga, profundamente, com a palavra escrita – essência do Prêmio Candango de Literatura.
“Meu pai deixou muita coisa pronta e inédita, entre músicas, livros e outras coisas, além de tudo o que ele já tinha lançado. O legado é enorme e queremos que sua obra continue reverberando por aí. A gente foi muito influenciado por ele a seguir na música, que tinha forte o dom da composição. A saudade é grande, então é um processo delicado, mas é nosso compromisso dar sequência ao seu trabalho”, declara João. “A ideia da homenagem, de manter viva sua obra, nasceu no dia em que ele faleceu e chegou a hora de compartilhar com o público. A gente sente muito a falta dele, mas fica feliz por ter essa oportunidade dada pelo Prêmio Candango de Literatura e feliz por ele ter deixado tanta coisa para nós e para o mundo”, complementa Pedro.
O evento também vale como uma oportunidade para a população conferir o resultado da reforma que devolveu a Sala Martins Pena à cidade. Patrimônio da arquitetura modernista, projetado por Oscar Niemeyer, o espaço começa a resgatar sua essência de efervescência artística no coração do país. A proposta é reforçar Brasília como um polo cultural vibrante, que valoriza suas raízes e promove experiências de alta qualidade acessíveis a toda a população.
Os herdeiros do legado de Clodo Ferreira
João Ferreira e Pedro Ferreira, filhos de Clodo Ferreira, são ciosos do legado do pai e não poupam talento e sensibilidade para honrá-lo. João é produtor musical, violonista, professor e diretor musical da banda Natiruts, além de coordenador da Escola de Música de Brasília (EMB). Formado pela Universidade de Brasília (UnB), produziu álbuns do pai e projetos próprios, como Dois Violões e Baião de Corda. Pedro, percussionista e intérprete, também iniciou a trajetória na EMB, atuando em bandas como Dr. Jah e Porão do Forró, e acompanhou Clodo em diversas gravações. Em 2022, lançou ReCanto, álbum dedicado às canções do pai, com produção de João. Juntos, celebram a vida e a obra de Clodo Ferreira em projetos como o espetáculo “Clodo Ferreira – Existência”.
Sobre o Prêmio Candango de Literatura
Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), em parceria com o Instituto Casa de Autores, o Prêmio Candango de Literatura chega à segunda edição em 2025, consolidando-se como um importante reconhecimento internacional para obras e projetos em língua portuguesa.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 10 de maio a 25 de junho, para autores, designers e projetos pedagógicos dos países lusófonos. Ao todo, serão distribuídos R$ 195 mil em prêmios em sete categorias: Melhor Romance, Melhor Livro de Contos, Melhor Livro de Poesia, Prêmio Brasília (exclusivo para autores do DF), Melhor Capa, Melhor Projeto Gráfico e Melhor Iniciativa de Incentivo à Leitura.
O processo de seleção contará com curadoria de João Anzanello Carrascoza, escritor e contista premiado. A cerimônia de premiação será no dia 31 de outubro, também na Sala Martins Pena, reforçando a conexão entre o patrimônio cultural da cidade e o fortalecimento da literatura em língua portuguesa.
Serviço
Serviço
2º Prêmio Candango de Literatura com show “Clodo Ferreira – Existência”
Lançamento: 9 de maio, às 19h
Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita – O acesso à Sala Martins Pena será por ordem de chegada, respeitando a capacidade do espaço.